Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2009

O diretor da Galeria de Artes Terezinha Peixoto Frank Chaves, articula a fundação da Academia Itacoatiarense de Letras.

Primeira fotografia oficial dos membros fundadores da Academia Itacoatiarense de Letras, na sala de eventos da Galeria de Artes Terezinha Peixoto - 2009.

Após várias reuniões articuladas pelo historiador Frank Chaves, na sede da Galeria de Artes Terezinha Peixoto, foi montado o primeiro grupo de intelectuais itacoatiarenses, para compor a Academia Itacoatiarense de Letras. "Como eu já dirigia a Galeria, achei por bem, repassar a função de presidente ao poeta e Prof. Francisco Calheiros. E como ele morava em Manaus, assumi a função de vice-presidente e fiquei dando continuidade no processo de constituição da Academia, que ainda precisava de Estatuto, regimento e até sede própria. E foi um processo longo e trabalhoso, no inicio era só eu, e fui bater na porta de casa em casa, das pessoas, que se destacavam com trabalhos em prol da cultura e das letras do município.", declarou Frank Chaves. 

A fotografia, apresenta a 1ª fotografia oficial, dos primeiros membros a compor a Academia Itacoatiarense de Letras, que convencionamos a abreviatura de AIL. A fotografia esta composta pelos 15 membros fundadores: Silvia Aranha, Frank Chaves, Francisco Calheiros, Ester Araújo. Na segunda fila da esquerda para a direita: Antonio Silva, Thyrso Munoz, Aime Guedes, Emanuel Altamor, Osvaldo Araújo, Auricélia Fernandes, Sônia Maquiné, Claudemilson Oliveira, Carlos Barros, Raimundo Silva e Antonio Valdiney.

E enquanto a AIL não tinha sede própria, a Galeria de Artes Terezinha Peixoto, que gestou a criação da Academia Itacoatiarense de Letras, cedeu seu espaço para reuniões e para realizar as primeiras programações da Academia, por um longo período. Algumas das primeiras reuniões, eram realizadas nos finais de semana a tarde, em baixo do oitizeiro fronteiriço a Galeria. E os primeiros eventos com recital de poesia, foi realizado na frente da Galeria, onde se realiza o projeto Cinema na Praça. Cumprindo com seu papel de incentivo a cultura local e criando novos espaços de saber e promoção da cultura, das artes e do conhecimento.