Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Que tal descansar a sombra de um bucólico pergolado, idealizado pelo saudoso Moysés Israel e saber um pouco de sua história.




Trata-se de uma estrutura de jardim feita para proporcionar sombra ou um espaço aconchegante ao ar livre, frequentemente usada para apoiar plantas trepadeiras, como as flores cor-de-rosa que você vê no topo. O local conta com: 

Este aconchegante pergolado foi idealizado pelo Sr. Moysés Israel e está localizado em frente à Memorália Moysés Israel, espaço que integra a antiga residência onde viveu em Itacoatiara. Visionário e generoso, Moysés Israel doou esta área para a implantação do Campus da Universidade Federal do Amazonas em Itacoatiara, hoje ICET/UFAM.

Personagem de destaque na vida econômica do Amazonas nas últimas sete décadas, Moyses Benarros Israel nasceu em Manaus em 10 de fevereiro de 1924. Filho de Salomão Benarros Israel e de Carlota Benayon Israel, ambos nascidos em Belém (PA), o empresário começou a trabalhar aos 11 anos como office-boy na firma I.B. Sabbá & Cia.Ltda, de propriedade de seu tio Isaac. E desde então se dedicou ao trabalho e a luta pelo desenvolvimento do Amazonas. Em Itacoatiara, doou terras para construir a UFAM, UEA, CETAM, SESI e articulou a doação do prédio histórico para instalação do SENAC. E também articulou a vinda do SENAI e SESC para Itacoatiara.

No dia 30 de maio de 2015, na inauguração da Memorália, o Sr. Moysés Israel registrou a colaboração de amigos ao longo de sua bem-sucedida trajetória empresarial e destacou que o espaço é mais uma forma de reafirmar seu compromisso com a educação dos jovens.
“Os senhores encontrarão naquelas paredes algumas reminiscências da minha vida; algumas respostas para estudantes e o meu amor por Itacoatiara. Agradeço aos amigos que compareceram a este ato no qual renovo o meu compromisso de trabalho com a educação dos jovens”, disse ele.

A memorália abriga uma notável coleção de títulos, medalhas e comendas recebidas ao longo de mais de 90 anos de dedicação ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Itacoatiara e do Estado do Amazonas, fruto de sua atuação como empresário e filantropo.


Foi neste simples e rústico banco que Moysés Israel se sentou por inúmeras vezes para conversar com amigos e autoridades públicas, para discutir assuntos de interessa da comunidade e contemplar a natureza que cercava sua chácara, cuidadosamente preservada. Ao seu redor, ergueram-se posteriormente os blocos de salas de aula, laboratórios e a biblioteca do Campus Universitário da UFAM em Itacoatiara, simbolizando a harmônica integração entre memória, natureza e educação.




Um comentário:

David Israel disse...

Parabéns Frank. Seu artigo relembra o carinho especial que meu pai tinha por Itacoatiara. Me alegro em saber que muitos alunos desfrutam uma melhor educação por conta de sua visão.