
Recebendo a doação do videocassete, fax e máquina registradora do Junior Melo - 01/07/2025
 |
Sr. Elias Melo e esposa, atrás a filha Tâmara e a neta |
A doação foi feita pela produtora cultural Tâmara Melo e entregue pelo Junior Melo, em nome de sua família. A Pamela e o Junior, são filhos do músico e empresário aposentado Elias Cunha Melo (75), natural de Carauarí. Em 2024, recebeu o Título de Cidadão itacoatiarense, outorgado pela Câmara de Itacoatiara, através da iniciativa do vereador Arialdo Guimarães, pelos serviços relevantes prestados ao município, pois veio para Itacoatiara ainda jovem, começando a vida aqui com muito trabalho e contribuiu para a cultura itacoatiarense tocando seu teclado afinadíssimo.
A música era seu hobby, que o exerceu com um talento inigualável, fazendo parceria musical por muito tempo com o cantor Natinho, que embalaram as noites festivas de nossa cidade. Mas a atividade principal do Sr. Elias foi o ramo empresarial, onde construiu notável patrimônio e sempre se destacou em suas atividades comerciais. E seu legado continua se perpetuando, na ação empreendedora e criativa de seus filhos, que continuam seguindo os passos do Sr. Elias, com a mesma obstinação e honradez de seu patriarca.
Os objetos doados, pertenceram a loja Importadora Nacional, que foi o primeiro empreendimento da família, que teve inicio em 1970 e encerrou em suas atividades em 2022, com mais de 5 décadas atuando no mercado local. A loja situava-se no centro, na Rua Dr. Luzardo de Melo, de frente ao antigo portão do porto. O acervo doado é composto de uma antiga máquina registradora, um aparelho de fax e um videocassete, que pertenciam ao patrimônio da antiga Importadora Nacional.
Que agora vão fazer parte do acervo do antiquário do Coletivo cultural Galeria de Artes Terezinha Peixoto, localizado no 2º andar da Academia Itacoatiarense de Letras, que disponibiliza um museu arqueológico e uma sala de o antiquário, que apresenta uma variedade de antigos objetos, pertencentes as famílias antigas e empresas da cidade de Itacoatiara, que são disponibilizados para apreciação do público de forma gratuita, valorizando e resgatando um pouco da história da cidade. O coletivo é dirigido pelo historiador Frank Chaves, que também é fundador da Academia Itacoatiarense de Letras.
Reativando memórias e servindo de referência para o conhecimento, especialmente de crianças, que não conheceram as peças, para que serviam e como funcionavam. E compreender como essas tecnologias serviram e ajudaram no desenvolvimento de uma empresa e para o nosso município. Pois serviram de base para as novas tecnologias que hoje estão disponíveis para todos. Hoje por exemplo, um aparelho celular, reúne máquina de calcular, aplicativos de mensagens e reproduz vídeos, maquina fotográfica e toca musicas em um único e pequeno aparelho, que cabe na palma da mão.
Por isso é importante compreender e conhecer o passado é fundamental para entendermos o presente. Para que possamos perceber melhor os problemas atuais e moldarmos um futuro melhor errando menos, acertando mais e com muito mais conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário