Pesquisar este blog

sábado, 30 de agosto de 2025

Exposição Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara, produzida pelo historiador Frank Chaves, apresenta imagens e eventos icônicos do município







A Exposição Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara 1903-1912, apresenta uma coletânea de fotografias antigas da cidade, personagens e eventos que marcaram a história do município. A exposição foi apresentada no evento festivo da programação de aniversário de 50 anos da Rádio Difusora de Itacoatiara, que também faz parte da história da comunicação de nosso município.

O evento foi aberto ao público e realizado em frente ao palco de eventos, no centro da rua Antonio Serudo Martins, bem em frente da Rádio Difusora, no dia 30 de agosto de 2025 e contou com expressiva participação do público.

A exposição teve o incentivo do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado e Economia Criativa e do CONEC - Conselho Estadual de Cultura do Amazonas.

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo!


quinta-feira, 21 de agosto de 2025

O representante do espaço cultural Galeria de Artes Terezinha Peixoto Frank Chaves, participou da outorga da Medalha do Mérito Cultural Dr. João Valério de Oliveira, promovida pela Câmara de Itacoatiara, que condecorou 11 mestres do saber de Itacoatiara


 


Foram premiados com Medalha e Certificado de reconhecimento da reconhecida contribuição, feita por onze ícones da cultura itacoatiarense:

1º. Valdir Chaves Menezes – Músico

2º. Maria José Alves Amazonas – Mestra do saber (Festa Divino)

3º. Maria Lopes da Silva – Dança do Ludum

4º. Graciete Rosas Barbosa – Folclorista (Tia Suzana)

5º. Alzarina Nobre de Souza – Artesã da plaha de tucumã

6º. Lidiomar Guimarães da Silva – Folclorista (Boi Bumbá Coração vermelho)

7º. Raimundo Nonato Quintela Barros – Folclorista (Boi Bumbá Diamante negro)

8º. Ivo Barbosa do Rosário – Mestre do saber (Rezador/Pegador)

9º. Yêda Claudomira Costa – Tacacá

10º. Francilene Calixto Barreto – Cultura Afro brasileira (Mãe de Santo)

11º. Rosa Inez Quintino de Lira – Plantas medicinais

O evento foi realizado pela Câmara de Itacoatiara que teve a parceira da Fundação André e Lucia Maggi - FALM, através da proposta da vereadora Nilda Abrahim. O evento, que é naturalmente formal, se encheu de cores, sons e sabores, providos pela solenidade festiva, que lotou as dependências do auditório da Casa legislativa. O presidente da Câmara vereador Arialdo Guimarães, em seu pronunciamento declarou que já milita no meio cultural há muitos anos, atuando na produção de fantasias e alegorias do boi bumbá Coração Vermelho e na escola de Samba Império da Colônia. E para seu deleite, seu irmão Lidiomar Guimarães, foi um dos homenageados. No final da solenidade o presidente Arialdo agradeceu a participação de todos homenageados, que mantém viva a cultura e as tradições populares de Itacoatiara.

Gracieth Barbosa e Frank Chaves

Frank Chaves, Francilene Barreto e Lidiomar Guimarães.

Frank Chaves e a Profª Maria José Amazonas

O representante do espaço cultural Galeria de Artes Terezinha Peixoto Frank Chaves, fez o cerimonial do evento e explanou o histórico de cada homenageado, detalhando o importante papel de cada no cenário cultural e social do município de Itacoatiara. E declarou justa a e merecida a comenda recebida por todos homenageados no evento.