Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Historiador Frank Chaves apresenta a 1ª Exposição de Itacoatiara, com a tecnologia QR code, para possibilitar acessibilidade aos PCD,s com dificuldade visual.


A exposição Itacoatiara em Mosaico, produzida pelo historiador Frank Chaves, é a primeira exposição que usa a tecnologia QR code no município de Itacoatiara. A exposição foi apresentada no espaço do Coletivo Galeria de Artes Terezinha Peixoto, que fica no 2º pavimento da Academia Itacoatiarense de Letras, no dia 31/12/2021.

O banner que apresenta o histórico do Hino de Itacoatiara, com a letra e a partitura, que está acompanhada de um QR code, no rodapé da imagem, onde o público pode apontar a câmera do celular, que automaticamente, o sistema operacional do aparelho, vai abrir um link, onde está hospedado o arquivo com a música do hino, e com apenas um clique, na tela do celular, o hino começa a tocar.

Em outro banner, que trata da batalha Naval de Itacoatiara, o público através da tecnologia QR code, pode ouvir a musica da histórica Batalha Nava, ocorrida em 24 de agosto de 1932, tornando interativa a participação do público com a arte e consequentemente, com a história.

No banner seguinte, apresenta a antiga indústria do Guaraná Xexuá, onde o expectador pode ouvir a marchinha de propaganda do guaraná, gravada em um disco de vinil, com vozes e ritmo da década de 40 do século passado, com o refrão: "Quem bebe, bebe, bebe pra recuperar, xexuá, xexuá! Eu gosto dela, que coisa boa! Lá em casa, bebe eu e a patroa! Lá se bebe xexuá, sendo solteiro, vai ter que casar, xexuá, xexuá"! Assim a exposição fica mais vibrante e interessante, ao passo que o sistema traz de volta a cena, canções e vozes, que estavam silenciadas há mais de 40 décadas.

Estou planejando outra exposição, com mais informações, que será produzida no sistema QR code, para além de despertar mais interesse do público, irá deixar o publico PCD, mais inteirado da história de nossa cidade, assegura o historiador Frank Chaves