A cultura e o imaginário itacoatiarense ganharam um novo registro literário com o lançamento do livro “Mitos e Lendas de Itacoatiara”, obra do escritor e historiador Frank Queiroz Chaves.
O livro reúne estórias fascinantes do imaginário popular da cidade, como a lenda da Loura que aparecia na estrada, o Curupira das matas da Mil Madeireira, a Alma Penitente, a Cobra Grande da Matriz, entre muitas outras narrativas cuidadosamente selecionadas e descritas pelo autor.
O evento de lançamento ocorreu no dia 31 de dezembro de 2021, às 18h30, no Salão de Exposições da Academia Itacoatiarense de Letras, reunindo admiradores da literatura, pesquisadores, artistas e membros da comunidade que celebraram a valorização das tradições e memórias locais.
A obra reforça o compromisso de Frank Queiroz Chaves com a preservação do patrimônio imaterial e da cultura oral amazônica, eternizando mitos que fazem parte da identidade e da alma de Itacoatiara.
Frank Chaves que tem Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, defendendo a dissertação com título Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara de 1903 a 1912, tem mais de 30 anos militando no movimento cultural e atuando com a pesquisa sobre Itacoatiara e produzindo projetos e fazendo palestras nesse contexto.
Publicou o guia turístico 123 anos de Itacoatiara, rumo ao terceiro milênio em 1997, publicou para o Ministério Público do Estado do Amazonas o livro Tombo do Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara em 2016, que serviu de referência para a Cartilha do Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara publicado pelo IPHAN em 2012; E foi autor do livro da Lei Orgânica de Itacoatiara e do livro do Regimento Interno da Câmara de Itacoatiara em 2011.
Agora publica a obra “Mitos e Lendas de Itacoatiara” em formato e-book, Uma viagem literária pelo fantástico universo das histórias que habitam a memória do povo itacoatiarense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário