.png)
Pesquisar este blog
sábado, 30 de agosto de 2025
Exposição Patrimônio Histórico e Cultural de Itacoatiara, produzida pelo historiador Frank Chaves, apresenta imagens e eventos icônicos do município
.png)
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O representante do espaço cultural Galeria de Artes Terezinha Peixoto Frank Chaves, participou da outorga da Medalha do Mérito Cultural Dr. João Valério de Oliveira, promovida pela Câmara de Itacoatiara, que condecorou 11 mestres do saber de Itacoatiara
1º. Valdir Chaves Menezes – Músico
2º. Maria José Alves Amazonas – Mestra do saber (Festa
Divino)
3º. Maria Lopes da Silva – Dança do Ludum
4º. Graciete Rosas Barbosa – Folclorista (Tia Suzana)
5º. Alzarina Nobre de Souza – Artesã da plaha de tucumã
6º. Lidiomar Guimarães da Silva – Folclorista (Boi Bumbá
Coração vermelho)
7º. Raimundo Nonato Quintela Barros – Folclorista (Boi Bumbá
Diamante negro)
8º. Ivo Barbosa do Rosário – Mestre do saber (Rezador/Pegador)
9º. Yêda Claudomira Costa – Tacacá
10º. Francilene Calixto Barreto – Cultura Afro brasileira
(Mãe de Santo)
11º. Rosa Inez Quintino de Lira – Plantas medicinais
O evento foi realizado pela Câmara de Itacoatiara que teve a parceira da Fundação André e Lucia Maggi - FALM, através da proposta da vereadora Nilda Abrahim. O evento, que é naturalmente formal, se encheu de cores, sons e sabores, providos pela solenidade festiva, que lotou as dependências do auditório da Casa legislativa. O presidente da Câmara vereador
Arialdo Guimarães, em seu pronunciamento declarou que já milita no meio cultural há
muitos anos, atuando na produção de fantasias e alegorias do boi bumbá Coração
Vermelho e na escola de Samba Império da Colônia. E para seu deleite, seu irmão
Lidiomar Guimarães, foi um dos homenageados. No final da solenidade o presidente
Arialdo agradeceu a participação de todos homenageados, que mantém viva a cultura
e as tradições populares de Itacoatiara.
Gracieth Barbosa e Frank Chaves |
Frank Chaves, Francilene Barreto e Lidiomar Guimarães. |
Frank Chaves e a Profª Maria José Amazonas |
domingo, 3 de agosto de 2025
quinta-feira, 31 de julho de 2025
O Coletivo Galeria de Artes Terezinha Peixoto é classificado como Ponto de Cultura de Itacoatiara
.png)
Home page
https://galeriadeartesterezinhapeixoto.blogspot.com/
Entrevista para professores da Escola Irmãs Dorotéia, abordando a história dos povos originários de Itacoatiara.
quarta-feira, 30 de julho de 2025
O recado de Vincent van Gogh
Van Gogh morreu praticamente desconhecido, tendo vendido apenas um quadro em vida. Hoje, é um dos artistas mais admirados da história da arte. Suas cores intensas, pinceladas emocionadas e temas carregados de humanidade seguem tocando corações em todo o mundo. Sua vida breve, marcada por dor e genialidade, foi sua maior obra.
#VanGogh #HistóriaDaArte
terça-feira, 15 de julho de 2025
Tarefa de uma escola pública do sexo feminino de Itacoatiara, bordada em ponto cruz de 1909.
A curto prazo, parece um bordado antigo comum, mas se trata de um tarefa escolar de uma escola pública do sexo feminino, produzida por uma aluna há 116 anos. A escola que na época era particular, portanto não era qualquer pessoa que podia frequentar. E funcionava no prédio onde hoje está sediada no 1º andar, a Academia Itacoatiarense de Letras Galeria de Artes e no 2º andar o Coletivo Cultural Galeria de Artes Terezinha Peixoto - julho de 1909, onde essa relíquia se encontra em exposição.
Trata-se de uma prova da aluna SAPHIRA MACARIA DA SILVA, na época em que as mulheres se alfabetizavam somente para o básico, ler, escrever e aprender prendas do lar. Essa tarefa, trata-se de uma aplicação bordada a mão, com linha de maquina, em um pedaço de pano de saco de açúcar, apresentando uma moldura bordada com elementos decorativos da época, na parte superior o abecedário, bordado em letras maiúsculas, na primeira e última fila em letras góticas, na segunda fila o bordado apresenta o abecedário em letras cursivas, contendo a data de confecção da peça e o nome da aluna, tudo bordado meticulosamente em letras góticas, com a técnica do bordado em ponto cruz, cuja prática artística, já era praticada aquela altura, no município de Itacoatiara, no centro do pano amarelado pelo tempo, há uma abertura grande e duas pequenas, demonstrando o desgaste, causada pelo desfiamento natural e ataque das traças, caracterizando a notável antiguidade da peça.
Des. Marinildes C. de Mendonça Lima |
Inclua o Museu de arqueologia e o antiquário da Galeria de Artes Terezinha Peixoto no currículo escolar
Museus não são apenas lugares de guarda e exposição de objetos. São espaços vivos de aprendizagem, reflexão e construção de sentido. Ao visitar um museu, estudantes entram em contato com histórias, culturas e saberes que muitas vezes não cabem nos livros didáticos.
Para professores, essas visitas representam uma oportunidade de ampliar o olhar da turma, conectar os conteúdos escolares com o mundo real e provocar questionamentos sobre o passado, o presente e o futuro.
📌 Por que vale incluir museus no planejamento pedagógico?
- Estimulam o pensamento crítico e o senso de pertencimento.
- Permitem abordagens interdisciplinares e criativas.
- Enriquecem o currículo com experiências culturais e sensoriais.
Você nunca levou sua turma a um museu? Tudo bem, ninguém começa sabendo tudo! Os melhores momentos na educação muitas vezes nascem quando aprendemos junto com os alunos. Para dar o primeiro passo, que tal bater um papo com o responsável do museu da Galeria de Artes Terezinha Peixoto (eles adoram ajudar!), fazer uma visita virtual antes para se sentir mais à vontade e escolher algo que pareça simples: pode ser uma sala, um tema, uma história que desperte sua curiosidade.
Aos poucos, você vai descobrir que museus são mais acessíveis, acolhedores e cheios de possibilidades do que você imaginava.
#Galeria de Artes Terezinha Peixoto #Cultura #Blog Frank Chaves
sábado, 12 de julho de 2025
terça-feira, 1 de julho de 2025
Coletivo Galeria de Artes Terezinha Peixoto recebe doação de novas peças para o acervo do antiquário
Recebendo a doação do videocassete, fax e máquina registradora do Junior Melo - 01/07/2025
![]() |
Sr. Elias Melo e esposa, atrás a filha Tâmara e a neta |
Que agora vão fazer parte do acervo do antiquário do Coletivo cultural Galeria de Artes Terezinha Peixoto, localizado no 2º andar da Academia Itacoatiarense de Letras, que disponibiliza um museu arqueológico e uma sala de o antiquário, que apresenta uma variedade de antigos objetos, pertencentes as famílias antigas e empresas da cidade de Itacoatiara, que são disponibilizados para apreciação do público de forma gratuita, valorizando e resgatando um pouco da história da cidade. O coletivo é dirigido pelo historiador Frank Chaves, que também é fundador da Academia Itacoatiarense de Letras.
Reativando memórias e servindo de referência para o conhecimento, especialmente de crianças, que não conheceram as peças, para que serviam e como funcionavam. E compreender como essas tecnologias serviram e ajudaram no desenvolvimento de uma empresa e para o nosso município. Pois serviram de base para as novas tecnologias que hoje estão disponíveis para todos. Hoje por exemplo, um aparelho celular, reúne máquina de calcular, aplicativos de mensagens e reproduz vídeos, maquina fotográfica e toca musicas em um único e pequeno aparelho, que cabe na palma da mão.
Por isso é importante compreender e conhecer o passado é fundamental para entendermos o presente. Para que possamos perceber melhor os problemas atuais e moldarmos um futuro melhor errando menos, acertando mais e com muito mais conhecimento.
sábado, 14 de junho de 2025
Alunos da rede pública de ensino visitam o Coletivo Galeria de Artes Terezinha Peixoto e se encantam com as peças do Museu Arqueológico Itacoatiara
domingo, 18 de maio de 2025
Coletivo Galeria de Artes Terezinha Peixoto comemora o Dia Internacional dos Museus com alegria!
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente em 18 de maio, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância dos museus no desenvolvimento da sociedade. Esta data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 1977 e, desde então, museus ao redor do mundo organizam eventos e atividades especiais para comemorar a ocasião.
Importância dos Museus
- Os museus desempenham um papel vital na preservação e promoção da cultura e do conhecimento. Eles servem como guardiões do patrimônio cultural e natural, oferecendo às pessoas a oportunidade de aprender sobre a história, ciência, arte e muito mais. Além disso, os museus:
- Preservam a História: Conservam artefatos e documentos que narram a história da humanidade.
- Educação e Pesquisa: Funcionam como centros de aprendizado e investigação, apoiando a educação formal e informal.
- Promoção da Cultura: Fomentam o entendimento cultural e oferecem experiências enriquecedoras para visitantes de todas as idades.
- Estimulação da Criatividade: Inspiram a criatividade e a inovação, incentivando novas perspectivas e ideias.